top of page
chess01.jpg

Estratégia

Estabelecer e acompanhar o direcionamento geral do negócio não precisa ser complexo e cheios de slides, gráficos, abstrações e afirmações que serão esquecidos posteriormente no dia a dia de trabalho.

Sua empresa tem desejos ou direcionamentos? Que tipo de estratégia geral você quer para o seu negócio? Em quais cenários ela torna-se viável? Como medi-la? Como ela influencia o dia a dia do seu negócio?

Ajudo empresas e empresários a estabelecer e monitorar suas estratégias há mais de 25 anos, inicialmente aplicando a metodologia da Accenture e posteriormente, desenvolvi minha primeira abordagem estratégica em 1997 com os conhecimentos adquiridos na especialização em Gestão Estratégica de Negócios da FGV. De lá para cá foram dezenas de aplicações em empresas pelas quais passei como Diretor ou em projetos de Consultoria.

Aplicações

Accenture

Origo Consulting

Airwalk e Vision Streetwear (Quality Têxtil)

Ecko Unltd (Interjeans)

Cuca Mundi

Quiksilver (Ravage Confec;cões)

 

Hurley (Nacional Company)

Tropical Beats (M3EW Produtora Artística)

Metta Law

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Natural Art

Araújo Regularizações

ESTRATÉGIA
BUSINESS INTELIGENCE

Indicadores de Performance

Ter um processo de tomada de decisões suportado por uma métrica de negócio precisa, ágil, flexível e intuitiva que englobe e integre toda a base de dados gerada pela operação, através de indicadores mensuráveis, é uma competência cada vez mais determinante na gestão corporativa.

bi-fff.jpg

​​Desenvolvo métricas de performance desde 1991, como Consultor da Accenture e durante minha experiência profissional, sempre estive envolvido na adoção de KPIs, relatórios e dashboards nas organizações por onde passei.

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Polibrasil SA

Taurus Armas

Cuca Mundi

Origo Consulting

Accenture

Metta Law

Araújo Regularizações

Metalúrgica Newlyne

Metalúrgica Ideal

Tropical Beats

GESTÃO DE PROJETOS

Gestão de Projetos

Atualmente com os recentes aprimoramentos das ferramentas de gestão de projetos e sua "fusão" com ferramentas de CRM, possibilitam um nível de parametrização que é possível ir muito além de gerir projetos.

 

Temos casos de parametrização de ferramentas disponíveis no mercado para controlar toda uma operação de serviços de forma colaborativa, dando ao empresário um nível de controle e gestão que era até então inacessível a empresas de médio e pequeno porte.
 

gantt5.png

Estive envolvido com gestão de projetos desde o início da minha carreira profissional, na Accenture, tendo sido inclusive o responsável pelo desenvolvimento da primeira Metodologia para aplicação da Gestão Total da Qualidade pela empresa em seus clientes de consultoria globalmente.

Ao longo da minha experiência profissional geri  projetos de Consultoria, Projetos Internos nas empresas, bem como implementei técnicas de gestão de projetos em processos internos, como Desenvolvimento de Produtos e Marketing,

Sou usuário avançado de diversas ferramentas de gestão de projetos como MS Project, Wrike, Asana, Gantter, Monday, Trello, dentre outras muitas. Tendo implementado em dezenas de situações e diferentes cenários de negócio.

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Cuca Mundi

Interjeans Têxtil

Origo Consultoria

Newlyne Metalúrgica

Accenture

Quiksilver (Ravage Confecções)

Conbrás Metaúrgica

Mosaic Consultoria

Taurus Armas

Metta Law

Araújo Regularizações

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Consulter´s

Localfrio

Lghisi Gente

CHANGE MANAGEMENT

Gestão da Mudança Organizacional

change02.jpg

​Muitas organizações confundem Change Management com gestão de projetos de transformação organizacional, prevendo apenas atividades de gestão de projetos ao Change Management e deixando o fator Humando e da Cultura Organizacional de fora do processo. Minha abordagem de Change Management vai muito além da gestão das atividades, validações a aprovações do processo de mudança. Na realidade é a Fusão da Gestão de Projeto com ferramentas de desenvolvimento humano, que aumentam significativamente a chance de sucesso do processo de mudança. Ferramentas como Pesquisa de Clima Organizacional, Mapeamento Comportamental, Gestão de Conflitos, Mapeamento de Competências, Counselling e Mentoring são peças chave na condução dos processos de mudança.

Servir como agente catalizador e liderança em processos de mudança organizacional sempre foram atividades relacionadas ao meu dia a dia de trabalho, tanto atuando como Consultor como em cargos executivos em empresas.

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Metalúrgica Ideal

Airwalk e Vision Streetwear (Quality Têxtil)

Origo Consultoria

Araújo Regularizações

Accenture

Carmona Molas

Cuca Mundi

Metta Law

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Consulter´s

suplyfff.jpg
SUPPLY CHAIN

Supply Chain

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Metalúrgica Ideal 

Quality Têxtil

Origo Consulting

Priner  /Quality Têxtil

Tendência Malharia

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Accenture

Newlyne Metaúrgica

Gerir de forma integrada toda a cadeia de logística monitorando processos e players internos e externos é ferramenta fundamental dentro do processo de negócio de atendimento de demanda. Minha primeira grande atuação em Supply Chain foi em 1995, como Diretor Industrial da Metalúrgica Newlyne, onde desenvolvi o projeto de integração da cadeia de logística da companhia, através da adoção de técnicas de Lean Manufacturing para os processos internos e integração com fornecedores de matérias primas e serviços através da implantação de Kan Ban, e ferramentas da qualidade.

Como Diretor de Gestão Corporativa da Hurley Brasil, fui responsável pela liderança do projeto interno para aumento de eficiência e eficácia do Supply Chain da companhia, que resultou na redução em 50% do estoque de sobra de coleção, redução de 80% da falta de cobertura de estoque e redução de 75% de atrasos em compras. Gerando impacto direto na curva de faturamento da coleção e índice de atendimento de pedidos, que possibilitou uma melhora no atendimento da meta de faturamento de 82% para 97%.

Ao longo da minha carreira profissional estive envolvido em aumento de eficiência e eficácia do Supply Chain, tanto como Executivo como Consultor, apliquei soluções como aumento de aderência e parametrização de ERPs para maior controle operacional, Lean manufacturing para os processos internos, integração logística com fornecedores de serviços e beneficiamento, integração com fornecedores de matéria prima e integração com clientes

BUSINESS PROCESS MANAGEMENT

Gestão por Processos de Negócio

Olhar o negócio através de seus processos ao invés de se restringir apenas aos seus departamentos e áreas, garante o entendimento de como as áreas interagem para atender as demandas de mercado e internas.

Identificar, integrar e gerir os processos de Gerar Demanda, Atender Demanda, Desenvolver Valor e Gerir o Negócio, bem como a adoção de estrutura organizacional matricial, tem sido a base para minha atuação em BPM.

bpm03.jpg

Iniciei com BPM na Accenture com a implantação do programa Vision 2000 desenvolvido pela companhia mundialmente. De lá para cá apliquei a integração dos processos de negócio em todas as ocasiões que estive envolvido com estratégia empresarial.

Experiência

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Quality Têxtil

Accenture

Cuca Mundi

Origo Consulting

 

 

Metta Law

Somaprev

Araújo Regularizações

Somaprev

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Metalúrgica Matarazzo

 

Gestão de Manufatura

Fábricas vivem o constante desafio de inovação, seja nos produtos a serem manufaturados, seja nos processos envolvidos, seja nas matérias primas, ou até mesmo nos modelos de administração e controle de produção. Versões e mais versões de revoluções industriais vão se acumulando para serem colocadas em prática. Atualmente estamos na fase da Indústria 4.0.

Inovações muitas vezes distantes da realidade de um setor da economia que tem sofrido em demasia nas últimas décadas. Saber o que é relevante e alavancador de resultados ao seu negócio, é a chave para sua fábrica se manter competitiva.

Gestão fabril lucrativa, não é aquela que aplica todas as técnicas mais recentes, frequentemente a falta de aplicação de técnicas conhecidas há décadas é a causa maior de prejuízos e falta de competitividade.

aplica

Iniciei minha atuação em Lean Manufacturing como Consultor na Accenture desenvolvendo projetos de implantação de células de manufatura, plano mestre de layout, balanceamento de operações e kan ban, posteriormente assumi a Direção industrial da Metalúrgica Newlyne, vindo a atingir aumento em mais de 50% da produtividade industrial em 2 anos através de implantação de Redução de Set up, Células de Manufatura, Kan Ban, Minifábricas e Plano Mestre de Layout. Também desenvolvi e implantei Kan Ban com clientes (GM, VW), internamente entre os setores de estamparia e pintura, e com fornecedores de tratamento térmico e superficial.

Ao longo de minha experiência profissional, estive 13 anos envolvido diretamente em gestão industrial, seja como Diretor Industrial e Gerente Industrial, seja como Consultor em técnicas de Lean Manufacturing e Indústria X.0, aplicando conhecimentos avançados de Just-in-time focando na simplificação operacional e eliminação das atividades que não agregam valor.

Interjeans Têxtil

Quality Têxti

Origo Consulting

Newlyne Metalúrgica

Metal Leve

Experiência

Metalúrgica Combrás

Gráfica Bandeirantes

Metalúrgica Ideal

Carmona Molas

Forjas Taurus

LEAN MANUFACTURING
QUALIDADE

Gestão da Qualidade

A maioria esmagadora das técnicas modernas de administração do século 21, tiveram suas origens na onda da qualidade do pós 2a guerra mundial. Gurus como Joseph Moses Juran, William Edwards Deming, a criação ferramentas como o ciclo PDCA e Kaoru Ishikawa com sua espinha de peixe para causas e efeitos, são exemplos de lançamento de uma abordagem de gestão empresarial que perdura até hoje e serviu de base intelectual de uma profusão de conceitos e abordagens modernas.

Por exemplo, abordagens celebradas como 6 sigma que geraram as famosas faixas de Black Belt e Green Belt para executivos, nasceram dentro do controle estatístico de processo, mais precisamente no conceito de capabilidade de processo, lançadas nos anos 50 e 60 pelos estatísticos e matemáticos envolvidos na reestruruação do Japão no pós guerra.

Ao longo da minha trajetória profissional fui responsável pelo desenvolvimento de programas de melhoria da qualidade, zero defeito, círculos de controle da qualidade, certificação ISO 9000, Qualidade Total, Certificações Automotivas baseadas na ISO/TS 16949 com domínio e aplicações de técnicas como:

     CEP Controle Estatístico de Processo

     FMEA Análise de Modo e Efeito de Falha

     QFD Método de apoio ao desenvolvimento de produtos, que contribui

               para que as expectativas do consumidor sejam nele incorporadas

               aumentando o poder de venda

qualidade.jpg

DFA Método de simplificação do produto para que o custo e processo de montagem seja reduzido

DFM Método de simplificação do produto para que o custo e processo de manufatura seja reduzido

PDCA Método iterativo de gestão de quatro passos (Plan, Do, Control, Act), utilizado para o controle e melhoria contínua de processos

             e produtos)

 

ISHIKAWA Diagrama analítico, baseado na análise de efeito pelas 6 causas básicas de falha de processos: método,

                     matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente

PARETO Aplicação de diagrama de causas x ocorrências a fim de avaliar e priorizar as ações que gerem maior resultado, baseando-se

                  na relação 80-20, onde 80% das ocorrências geralmente são relacionadas a 20% das causas

5S Programa para melhoraria da eficiência através dos 5 passos de: Separar o necessário do desnecessário; Colocar cada coisa em seu

      devido lugar; Limpar e cuidar do ambiente de trabalho; Tornar saudável o ambiente de trabalho; Rotinizar e padronizar a aplicação dos

      S anteriores.

6 Sigma Aplicação dos métodos de controle estatístico para a redução da variação dos processos

Kaizen  Programas e roteirização da melhoria contínua dentro das empresas

Custo da Qualidade Mensuração, acompanhamento e melhoria contínua dos custos de prevenção, avaliação e falhas associadas à

                                        qualidade

 

Mapeamento de Processos: Elaboração, treinamento e implantação de Manuais da Qualidade, Normas e Procedimentos

Auditorias de 1ª, 2ª e 3ª Parte: Atuação como auditado, auditor e instrutor de técnicas e aplicação de auditorias internas e externas

Aplicações

Polibrasil SA

Newlyne Metalúrgica

Accenture

Consulter´s

Forjas Taurus

Carmona Molas

Localfrio

Delboni Auriemo

Hospital São Luiz

Vinasto Mangotex

RESP SOCIAL

Responsabilidade Socioambiental

social.jpg

Minha principal atuação em Responsabilidade Social e Ambiental ocorreu como Diretor Industrial da Interjeans onde fui responsável pela estruturação do departamento da empresa encarregado da homologação da mesma junto à ABVTEX e em clientes como ZARA, Riachuelo, Renner, Calvin Klein e VF Corp., abrangendo adequação aos requisitos de:

  • Condições de Trabalho

  • Saúde e Segurança no Trabalho

  • Resposta à Emergências

  • Validação, Monitoramento e Rastreabilidade da Cadeia Produtiva

  • Transparência e Práticas de Gestão

  • Meio Ambiente

 

Montagem de sistemática de avaliação, monitoramento e controle de fornecedores de mão de obra na cadeia produtiva.

CUSTOS E BUDGETS

Orçamentos, Custos e Previsões

Indicador sem meta, é como navegar com bússola e sem mapa. Você sabe a direção que está indo, mas não sabe em que parte da jornada você está, nem muito menos o quanto você navegou e o quanto ainda falta navegar.

O estabelecimento de orçamentos e previsões pode tornar-se mais complexo do que parece. Requer que sua operação esteja integrada com seu financeiro, só assim você conseguirá entender a relação entre os números operacionais e os resultados financeiros que eles afetam. Sem este entendimento, existe o risco do estabelecimento de metas incompatíveis ou até mesmo antagônicas, gerando conflitos e desmotivação no ambiente de trabalho. De nada adianta estabelecer uma meta de lucratividade, se você não sabe quais as metas operacionais devem ser estabelecidas para que a lucratividade desejada aconteça.

 

Técnicas como Orçamento Base Zero, Orçamento Priorizado pelas Estratégias, Cost Drivers, Activity-Based Costing e Gestão Estratégica de Custos, de pouco valem se seu controle operacional não tem como monitorá-los de forma eficiente e confiável.

Justamente por estas questões que a boa gestão de orçamentos e previsões sempre está atrelada à estratégia da empresa e deve ser entendida como a cereja do bolo no processo, ela só é possível com uma gestão madura e estruturada, quando se tenta iniciar o processo de mudança  pela  gestão de orçamentos e previsões, corre-se um alto e frequente risco de insucesso.

Ao longo da minha trajetória profissional sempre estive envolvido na gestão de custos e budgets, iniciando minha atuação na gestão de custo da qualidade, posteriormente na gestão de custos industriais e à partir de 1997 na gestão de custos e budgets globais das empresas, tanto em projetos de consultoria como em cargos de Direção e Gerência.

 

Desenvolvi e implantei ferramentas, procedimentos e dashboards de controle de custos reais e monitoramento de budgets de forma integrada às rotinas financeiras e base de dados do ERP, afim de assegurar a acuracidade das informações, bem como sua amarração com o DRE do negócio.

budget2.jpg

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Quality Têxtil

Origo Consulting

Forjas Taurus

Mangotex

Accenture

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

M3EW Produtora Artística

Cuca Mundi

Metta Law

Metalúrgica Newlyne

AUMETO E ADERÊNCIA D ERPs

Aumento de Aderência de ERPs

aderfff4.jpg

Empresas, negócios e operações são organismos vivos, além das mudanças em processos e controles, também existe a deterioração pela rotatividade de pessoal, que muitas vezes vai reduzindo a aderência dos sistemas, gerando improdutividade, controles paralelos e inclusão de novas ferramentas sem integração correta com os sistemas existentes.

Frequentemente esta atualização às mudanças fica restrita a poucos envolvidos que não avaliam o impacto global de suas decisões.

Estabelecer uma frequência para avaliar o fluxo dos principais processos x sistemas de apoio existentes, bem como a parametrização ​​dos mesmos, frequentemente gera mais resultados do que a adoção de novos sistemas. Primeiro se deve usar bem aquilo que se tem, antes de buscar novas soluções.

Coordenei como Consultor e em cargos de Direção e Gerência ao longo de toda minha carreira profissional projetos de aumento de aderência e melhoria de parametrização de ERPs, afim de aumentar a eficiência, nível de governança e integração de controle de processos.

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Quality Têxtil

M3EW Produtora Artística

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Eurobyte

Newlyne Metalúrgica

Mega Sistemas

Tendência Malharia

Metalúrgica Ideal

Prinver / Quality Têxtil

moneylast.jpg

Gestão Financeira

Ter a gestão financeira eficiente, gerando de forma confiável e ágil controles básicos como contas à pagar, contas à receber, fluxo de caixa e demonstrativo de resultados, pode ser mais difícil de se encontrar do que se imagina.

Todo processo de gestão corporativa, nasce e termina no financeiro. O integração entre controle operacional e financeiro é chave fundamental para uma gestão de qualidade e que principalmente gere parâmetros e guias que vão além da avaliação do passado, fornecem informações confiáveis e relevantes para as projeções e construções de cenários futuros.

 

Nos ultimo 25 anos, venho auxiliando as empresas a amadurecerem sua gestão financeira através de ações como:

      Aprimoramento das rotinas de contas à pagar, contas à receber, conciliação bancária, fluxo de caixa e DRE

      Implantação da gestão por centro de custos

      Revisão de plano de contas para adequação à estrutura gerencial de apuração de margem de contribuição

      Monitoramento de rentabilidade e break-even

      Elaboração de projeções financeiras baseadas em cenários para construção de planos de negócio e direcionamento estratégico

 

Aplicações

Hurley (Nacional Company)

Interjeans Têxtil

Quality Têxtil

Origo Consulting

M3EW Produtora Artística

Metta Law

Somaprev

Araújo Regularizações

Da Hui (Hee Nalu Confecções)

Quiksilver (Ravage Confecções)

GESTÃO FINANCEIRA
bottom of page