PILOTE A SUA EMPRESA
Não se perca em gráficos, inteligência de negócio é colocar de forma rápida e confiável, as principais métricas dentro do seu campo visual.
Indicadores
não podem ser fonte de conflito
É muito comum a mensuração desordenada de indicadores, que por sua vez rouba horas de reuniões e discussões simplesmente para confrontar diferenças de números e formas de apurações. Comercial apura as vendas de uma forma diferente do financeiro, logicamente o número do financeiro é sempre menor.
Ter uma fonte unificada de apuração e integrada ao ERP da empresa, é a base para que os números "batam".
O que mensurar
Pense como se você estivesse dirigindo um carro, não dá tempo para ficar analisando excessivamente o painel de instrumentos, que você certamente terá um acidente. Ter uma visão consolidada que caiba no seu campo visual e de rápido acesso é a base para um processo de tomada de decisão de qualidade. Justamente por isso que se deve ter foco nos indicadores que realmente mensuram o negócio.
Análises aprofundadas de filtros, correlações e diversas métricas, devem se restringir nas análises de "data minning" feitas por especialistas, na maioria das vezes os indicadores já conhecidos, se apurados de forma confiável e ágil, já são um grande salto no processo de suporte de tomada de decisão.
Mensuram os objetivos estratégicos da empresa
São relevantes ao negócio
Possuem dados mensuráveis e confiáveis
Fácil entendimento
Suportam a tomada de decisão
Como apresentar e disponibilizar
O desenvolvimento de Dashboards para cada membro chave da equipe, é fundamental para que os KPIs cheguem de forma eficiente e confiável ao tomadores de decisão. Além de logicamente disponibilizar apenas os indicadores relevantes à cada um, a parametrização individual de atributos como filtros, agrupamentos, períodos e níveis de detalhe, aumentam muito a efetividade do processo de gestão.
Apuração e arquitetura
ERP operacionalizando o fluxo de trabalho dos processos de negócio, gravando na base de dados, todos os registros coletados em suas rotinas.
Software de BI com acesso direto à base de dados do ERP, provendo de forma individual, rápida e confiável, os principais KPIs (Indicadores chave de performance) organizados em dashboards para o processo de tomada de decisão.
Banco de dados de armazenamento dos registros gerados pelo ERP.
Ferramentas
Atualmente existe uma grande opção de ferramentas de BI no mercado, saber selecionar a que melhor se adequa a sua arquitetura, porte e necessidade é a chave para iniciar corretamente a pilotar a sua empresa.
Não se assuste com as diferentes gamas de valores de investimentos para estruturar seu BI, o importante é aplicar o conceito corretamente, existem casos específicos que o Excel dá conta do recado, principalmente se for desenvolvido corretamente e acessando a base de dados do ERP da empresa.
Sempre existirá uma solução para o tamanho da sua operação
Mais importante que a ferramenta, é saber como usá-la.