O que é gestão corporativa em pequenas e médias empresas?
Conforme o businessdictionary.com :
Gestão de Negócios é:
"O conjunto das atividades de controle, liderança, monitoramento, organização e planejamento de uma empresa"
e
Gestão Corporativa é:
"O processo de liderar, administrar e dirigir uma empresa. Incluindo o planejamento estratégico, bem como o gerenciamento de recursos e sua aplicação para atingir os objetivos do negócio."
Para que uma empresa esteja no nível de gestão corporativa, sua capacidade de planejamento deve ser de nível estratégico.
Planejamento de nível estratégico precisa necessariamente ter como foco o objetivo do negócio como um todo, levando em consideração os fatores externos e internos.
Como analisar um negócio como um todo de forma simplificada e concisa? Sem se perder em fluxos e diagramas abstratos e complexos.
Atualmente trabalhamos com o seguinte modelo abaixo:
ESTRATÉGIA
PROPOSTA DE VALOR
Produtos / Serviços
Fatores de diferenciação
Mecado Alvo
Canais
Relacionamento e Comunicação
Atividades Chave
Recursos Chave
Estrutura de Custo
ÓRGÃOS
REGULATÓRIOS
GOVERNO
CONCORRENTES
FORNECEDORES
CLIENTES
Oportunidades
Ameaças
PESSOAS
ESTRUTURA
TECNOLOGIA
PROCESSOS
CAPTAR DEMANDA
ATENDER DEMANDA
DESENVOLVER PRODUTOS/SERVIÇOS
GERIR O NEGÓCIO
Potencialidades
Fragilidades
PARCEIROS
Ações
Grau de Impacto
na Estratégia
AÇÕES ESTRATÉGICAS
Em empresas de pequeno e médio porte, precisa-se tomar muito cuidado para não transformar o processo de estratégia em algo fora da realidade da empresa, seja na adoção de técnicas não relevantes à realidade do negócio, seja pela proposição de instrumentos que possuem funcionalidade em empresas com quadros numerosos e que o processo de comunicação entre a alta direção com todos os níveis de colaboradores, precisa passar por um canal de comunicação para que alcance todos. Cenário muito diferente numa empresa pequena ou média, onde a alta direção muitas vezes tem contato direto e frequente com todos os colaboradores da empresa.
O importante é manter a simplicidade e garantir que o nível de planejamento da empresa englobe a visão consolidada do negócio como um todo.
Pouco adianta planejamento global e estratégico, se não existe uma gestão amadurecida o suficiente que forneça indicadores confiáveis para que seja avaliada a performance do negócio. Por tanto, podemos dizer que os 2 fatores que caracterizam uma gestão como corporativa são:
Estratégia de negócio definida
Sistema de gestão estabelecido e fornecendo indicadores globais de performance
Quanto mais intuitivo, eficiente e confiável for o sistema de gestão, melhor será a velocidade de tomada de decisão para que o negócio siga conforme a rota estratégia no mapa do mercado.
Como chegar neste nível de gestão em pequenas e médias empresas?
Aplicar uma receita que funciona em empresas globais, grandes e com gestão madura, em empresas pequenas e médias, certamente não é recomendável, apesar de muitas consultorias e profissionais envolvidos neste mercado tenderem a fazê-lo. Talvez seja por isso que muitas vezes na cabeça do pequeno e médio empresario, palavras como estratégia, modelo de negócio, indicadores globais de performance, pareçam algo que somente é possível em empresas com uma escala maior, capacidade de investimento e estrutura robusta.
Atualmente existe uma enorme gama de sistemas e ferramentas acessíveis à qualquer escala de negócio, que se bem parametrizados e integrados, podem gerar um alto nível de gestão, controle operacional e monitoramento. Além de impulsionar a performance operacional do negócio como um todo.
Se a empresa ainda não tem um sistema de gestão estabelecido, ou seja, se sua operação não é suportada na sua totalidade por um ou mais sistemas de forma integrada, certamente uma das primeiras ações estratégicas, será alcançar este nível de tecnologia. É muito importante que a operação gere dados para que sejam apurados os indicadores de performance, sem isso, a capacidade de mensuração fica muito empobrecida e pouco confiável.
Vencido este patamar, a empresa está pronta para entrar nos ciclos de planejamento estratégico com instrumentos capazes de mensurar e monitorar o resultado global de negócio.
CICLO ANUAL
Anualmente o maior nível hierárquico e a liderança da empresa se reúnem, preferencialmente saindo completamente do ambiente de trabalho, para atualizar a análise estratégica e indicadores de performance do negócio. Sendo a atualização da análise estratégica, a atualização das técnicas de mensuração e análise da empresa, como SWOT, canvas e outras técnicas utilizadas para este fim.
Novas ameaças e oportunidades externas devem ser avaliadas, bem como melhorias de performance internas estabelecidas para aqueles processos com indicadores fora da meta.
É neste momento em que decisões de impacto global no negócio devem ser colocadas sobre a mesa, como grandes investimentos, mudanças de rumo ou foco de atuação.
É importante que a empresa tenha uma ferramenta capaz de projetar seu caixa e performance financeira de acordo com os cenários a serem estabelecidos. Desta forma, é possível analisar a performance global do negócio mediante a diferentes situações de escala, mix de produtos e demanda de mercado. As projeções de cenário podem apontar importantes ações a serem tomadas para a segurança de rentabilidade de negócio ao longo do tempo.
Quanto ao horizonte de projeção, o que o bom senso recomenda é fazer mensalmente o próximo ano e anualmente mais 4 anos. Apenas empresas com demanda alta de giro e/ou sazonalidade, é que devem estender projeções mensais posteriores à um ano.
O registro de todo o processo descrito acima, bem como a revisão das principais metas e o plano de ações estratégicas da empresa, compõe o que pode ser chamado de planejamento estratégico do negócio.
CICLO MENSAL
Indicadores x Metas
Acompanhamento do andamento dos projetos e ações estratégicas (Prazos x Datas)
O que define a qualidade e o impacto que este processo terá no seu negócio?
Capitão de barco que fica o tempo todo na sala de máquinas, nunca sabe para onde o barco está indo. Suba para a cabine de comando e pilote a sua empresa!
A capacidade da liderança da empresa de fazer uma análise estratégica relevante ao negócio
Sejam usadas técnicas adequadas ao momento, cultura e escala do negócio
A capacidade do sistema de gestão em gerar indicadores confiáveis e rápidos para a tomada de decisão
A capacidade da liderança em entender o negócio e o mercado
A capacidade da equipe na tomada de decisão
Disciplina para que seja feito o encontro anual e fechamento mensal
Manter a simplicidade e poucos indicadores de monitoramento
Foco nos encontros para não deixar confundir estratégia com exercício de futurologia
Por último, mas não menos importante: