top of page
cost03.jpeg

O desafio

Após a recessão de 2014 à 2016 que atingiu o segmento da moda fortemente e  gerou o fechamento de milhares de empresas e pontos de venda, aqueles que sobreviveram, tem o desafio de após de fortes perdas e aumento do grau de endividamento, conseguirem evoluir para atender as contínuas demandas de qualidade, sustentabilidade e eficiência, impostas pelas marcas e grandes varejistas, bem como necessárias para se obter rentabilidade em um cenário com cada vez margens mais apertadas.

Possuir uma gestão fabril ágil e precisa, é a base fundamental para ser competitivo neste segmento, porém a maioria das soluções de Planejamento e Controle de Produção disponíveis no mercado, provém de indústrias onde existe um uso intenso de máquinas e tecnologia no chão de fábrica, alto grau de repetitividade das operações e maior vida útil dos produtos.

Este cenário muitas vezes não está presente no setor de confecção têxtil, onde o uso de tecnologia no chão de fábrica ainda é baixo,  a vida útil dos produtos é extremamente baixa, o que impacta diretamente no grau de repetitividade das operações fabris.

Diante deste cenário, fomos desafiados a desenvolver uma ferramenta de Planejamento e Controle de Produção simples, ágil e que desse o nível de controle necessário ao negócio, sem que para tanto imputasse um volume elevado de atributos, parâmetros e controles.

Cenário Interno

Atrasos de entrega de pedidos

Alto índice de burocracia digital devido  a utilização de bases de dados não integradas

Divergência de números entre o Planejamento de Produção e o Sistema ERP

Excesso de horas da equipe na manipulação de dados, sequestrando tempo e energia do processo de gestão e tomada de decisão

Dificuldade de apurar a visão consolidada do processo industrial

Entrega

Concepção e implantação de uma Ferramenta de Planejamento e Controle de Produção 100% desenvolvida às necessidades e nível de controle desejado pelo cliente:

  • Cenário de Planejamento - Planejamento automático de todas as ordens de produção (Make to Order), retroativamente à partir da data de entrega

  • Cenário de Programação - Programação sequencial à partir da data atual e posição da Ordem de Produção na cadeia de manufatura

  • Mapa de programação e monitoramento de todos os setores produtivos de forma simples e ágil

  • Alocação de recursos e monitoramento da carga máquina para todos os setores produtivos e fornecedores de mão de obra (oficinas) desde o horizonte de planejamento

  • Dashboard com todos os indicadores de performance industrial numa única tela

  • Links de acesso aos gráficos e tabelas de detalhamento, diretamente pelo dashboard

  • Integração direta na base de dados do ERP

Revisão dos parâmetros do ERP que influenciam no Planejamento de Produção

Estabelecimento de rotinas de Planejamento e Controle de Produção para o aprimoramento da produtividade e acuracidade do departamento

Abordagem

O foco do trabalho é a simplificação e não é o controle.

Manter este norte na mente, é fundamental para evitar o excesso de atributos secundários, somente por que é possível fazê-lo. Assim evita-se de acabar desenvolvendo uma solução muito além da realidade atual da empresa e sua capacidade de monitoramento.

O sucesso deste caso foi fortemente impactado pela consciência daquilo que não deve ser controlado, em benefício da simplicidade e agilidade do processo de Planejamento e Controle.

Abaixo mostramos uma tabela que pode demonstrar claramente como foi estabelecido o nível de controle.

pcp-map-ltt.jpg

Nível de Controle Escolhido

Logicamente que existem outros fatores que também influenciam no grau de complexidade da ferramenta, porém o estabelecimento dos pontos de controle e unidade de tempo de monitoramento, são chaves para o entendimento do tamanho do desafio que se coloca para a equipe e empresa como um todo, assim como a restrições a serem impostas para a alocação das ordens nos processos ao longo da cadeia produtiva.

É muito difícil uma empresa conseguir avançar de um baixo nível de controle para um elevado nível de controle numa rodada apenas. A esmagadora maioria dos projetos de Planejamento e Controle de Produção acabam em insucesso por causa de tentativas de se avançar demasiadamente o grau de complexidade das ferramentas de controle, antes da empresa estar preparada para fazê-lo, ou então se é relevante ao negócio fazê-lo.

É melhor usar muito bem uma ferramenta menos precisa, do que não conseguir obter confiabilidade de uma ferramenta mais precisa, pelo fato de não estar pronto para usá-la.

Competências Aplicadas

bi-fff.jpg

Indicadores de

Performance

suply71.jpg

Supply Chain

lean2_edited.jpg

Gestão de Manufatura

aderfff4.jpg

Aumento de Aderência

de ERPs

bpm03.jpg

Gestão por Processos

de Negócio

budget2.jpg

Orçamentos, Custos e Previsões

bottom of page